NOVAS COLEÇÕES VEM POR AÍ! AGUARDEM!

NOVAS COLEÇÕES VEM POR AÍ! AGUARDEM!
ARTES DE AGOSTO
Comercializo cabaças de todos os modelos e formas, entrem em contato deixando um comentário neste blog. Muitas peças que coloquei aqui já foram vendidas, aceito encomendas também de peças prontas. Obrigada!





Agosto veio com tudo. Muita inspiração. BONECA FRIDA KAHLO, a primeira de muitas. Aguardem!

No marcador "Receitas e dicas de cozinha" deixei algumas dicas que encontrei num livro antigo de minha sogra. Espero que gostem e que aproveitem as idéias. Um abração.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

DICAS DE COZINHA


 

DICAS DE COZINHA

 

 

A Arte culinária é feita de pequenos requintes: dicas, truques e segredos que as donas-de-casa vão acumulando através de anos de experiência.

Este verdadeiro tesouro é uma herança que passa de mãe para filha.

Temos certeza de que essas dicas vão desvendar para você muitos mistérios da arte de cozinhar.

 

AÇÚCAR

 

Coloque uma ameixa ou algumas bolachas salgadas, ou ainda frutas secas, dentro do recipiente em que você guarda o açúcar. Assim ele não empedra.

 

ALFACE

 

Procure colocar o sal na alface um pouco antes da refeição, pois o sal faz com que as folhas murchem rapidamente.

 

 

 

ALHO

 

Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficaram ressecados e o óleo pode ser usado depois como molho para saladas.

 

ARROZ

 

Depois que o arroz estiver pronto, faça um furo com um garfo e coloque dentro uma colher de sopa de vinagre. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dois minutos. O arroz ficará mais soltinho.

 

Coloque o arroz amanhecido numa panela com um pouco de água, mexa, tampe e leve ao fogo baixo. Depois de alguns minutos ele ficará soltinho e saboroso como o arroz feito no dia.

 

Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela ainda quente e com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparecerá. Tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou.

 

Você pode também colocar a panela de arroz queimado, destampando, em cima de uma toalha molhada. O cheiro e o gosto de queimado desaparecerão.

 

O cheiro e o gosto de queimado sairão facilmente se você enfiar no arroz uma cebola cortada ao meio.

 

AVES

 

Quando você for empanar frango com farinha, deixe-o na geladeira por uma hora. Assim, a farinha adere melhor ao frango na hora da fritura.

 

Se a galinha estiver dura e demorando para cozinhar, coloque dentro da panela uma cortiça. Assim, a galinha amolece rapidamente.

 

Faça uma pasta com dois ovos cozidos, salsinha picada, dois dentes de alho, uma pitada de pimenta-do-reino e maionese. Passe o frango nessa mistura e coloque para assar. Ele ficará muito saboroso.

 

Antes de temperar o frango, escalde com água fervente e suco de limão. O frango ficará menos gorduroso.

 

AZEITE

 

Guarde as azeitonas na geladeira dentro de uma vasilha coberta com água filtrada, sal e uma gota de azeite. Assim, as azeitonas não ficam rançosas.

 

BACALHAU

 

Para o bacalhau ficar maior e mais gostoso, tire todo o sal e depois o coloque de molho em leite.

 

Tire o excesso de sal do bacalhau acrescentando na água de molho um pouco de farinha de mandioca. Deixe de um dia para o outro. A farinha absorverá o sal, deixando o bacalhau no ponto para fazer qualquer prato.

 

BACON

 

Para que os torresmos de bacon fiquem macios e saborosos, respingue cachaça quando estiverem dourando.

 

Fure as fatias de bacon com um garfo. Assim elas não encolherão muito.

 

BATATA

 

Não jogue as cascas de batata. Frite em óleo quente, tempere com sal e sirva como aperitivo.

 

Para salgar as batatas fritas de maneira uniforme, coloque dentro de um saco de papel com uma porção de sal. Depois, sacuda por alguns segundos. Desse modo, você tempera e enxuga as batatas numa só operação.

 

Corte as batatas em rodelas bem finas e deixe de molho em água com vinagre durante quinze ou vinte minutos. Enxugue e frite com óleo quente, sem sal. Elas ficarão bem sequinhas.

 

O purê de batata ficará mais saboroso se você acrescentar uma clara batida em ponto de neve às batatas já cozidas e amassadas.

 

Para as batatas não escurecerem depois de descascadas, coloque-as numa vasilha com água fria.

 

 

 

 

BATATA-DOCE

 

As cascas das batatas-doces sairão facilmente se você coloca-las imediatamente após o cozimento em água fria.

 

BOLOS

 

Se você quiser cortar um bolo para recheá-lo, passe uma linha em volta, no sentido do comprimento, de uma laçada, como se fosse um nó, e puxe. Se quiser cortar em várias camadas, basta mudar a posição da linha.

 

Enfeite um bolo simples, sem cobertura, colocando uma toalhinha de papel rendada sobre ele e peneire bastante glaçúcar. Retire a toalha com cuidado, para ficar o desenho.

 

O bolo de chocolate ficará mais leve e com uma cor mais bonita se você acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio.

 

Em vez de água, use suco de laranja na sua receita de pão-de-ló. Assim, ele ficará mais saboroso.

 

Você pode utilizar o pó de café usado para lavar galheteiros e vidros de azeite. ´+e muito bom também para lavar e clarear pias brancas e o chão da cozinha. Depois da faxina, esfregue um pouco do pó de café usado em suas mãos. Elas ficarão claras e macias.

 

Depois de fazer café, use o pó que ficou no coador para desentupir a pia. Ou, também, coloque no armário, para espantar formigas.

 

CARNES

 

Para que um assado fique dourado, pincele com molho de soja antes de levar ao forno.

 

Quando você for fazer bolinhos de carnes e não tiver ovos, substitua por batata cozida amassada. Cada ovo deve ser substituído por uma batata.

 

Na hora de fazer churrasco, em vez de usar gravetos ou jornais, embeba um pãozinho em álcool, coloque o carvão por cima e acenda o fogo.

 

 

 

CEBOLA

 

Descasque as cebolas sob água corrente. Assim você não ficará com os olhos ardendo.

 

Esfregando as mãos com um pouco de sal e enxaguando em água corrente, o cheiro de cebola sairá com facilidade.

 

CHEIROS

 

Para tirar o odor de frituras que fica pela casa, coloque no fago uma casca de laranja polvilhada com açúcar.

 

Você tira facilmente o cheiro de peixe das panelas esfregando na primeira lavagem um pouco de pó de café usado. Depois, lave as panelas com sabão, e o cheiro desaparecerá.

 

Para retirar com facilidade a gordura de porco das mãos, pegue um pouco de sal e esfregue uma mão na outra.

 

Pedaços de carvão colocados dentro da geladeira eliminam o cheiro desagradável.

 

COCO

 

Para retirar com facilidade o leite de coco do vidro, basta introduzir um canudinho até o fundo, deixando entrar um pouco de ar.

Se você quiser ralar o coco no liquidificador, ligue o aparelho e vá colocando aos poucos o coco já picado.

 

Amarre um barbante grosso em volta do coco e coloque-o sobre a chama do fogão. Barbante queimará e ficará mais fácil de quebrar o coco em duas partes iguais.

 

A água de coco é excelente no preparo de arroz ou de carne assada.

 

Você poderá substituir o creme de leite por requeijão cremoso (de copo) para fazer o seu strogonoff. Assim, o prato ficará mais gostoso e não tão doce.

 

DOCES

 

Se o brigadeiro passar do ponto, adicione um copo de leite e deixe apurar novamente.

 

Se você não tiver açúcar fino, próprio para fazer glacê, substitua pelo açúcar comum batido no liquidificador por alguns segundo. Ele ficará finíssimo.

 

Quando você fizer qualquer creme doce, coloque uma pitada de sal. O gosto fica mais apurado.

 

Quando você fizer calda de açúcar, pingue algumas gotas de limão ou acrescente uma colherinha de manteiga. Assim, a calda não açucara.

 

EXCESSO DE GORDURA

 

Para você retirar o excesso de gordura de um alimento com facilidade, coloque sobre a superfície uma folha de papel absorvente ou algumas fatias de pão fresco.

 

FARINÁCEOS

 

Para fazer farinha de rosca, coloque fatias de pão torrado dentro de um saco plástico, feche bem e esmigalhe com o rolo de macarrão. Depois, peneire.

 

Para evitar o aparecimento de bichinhos na farinha de trigo, coloque dentro do recipiente algumas folhinhas de louro.

 

Para que a maisena não empelote, dissolva em um pouco de água ou leite antes de usar.

 

FEIJÃO

 

Se o feijão ficou muito salgado, adicione algumas folhas de couve. A couve absorverá o excesso de sal e dará um ótimo sabor ao feijão.

 

Para tirar o cheiro de queimado do feijão, umedeça um pano e coloque na panela como se fosse uma tampa. Quando o feijão ferver, o cheiro ficará retido no pano.

 

Para tirar o excesso de sal do feijão, coloque junto para cozinhar uma ou duas batatas cruas.

 

FORNO E FOGÃO

 

Para facilitar a limpeza dos queimadores do fogão, ferva-os com água, sal, vinagre, gotas de limão e saponáceo em pó. Depois, esfregue com esponja de aço, que as manchas sairão mais rápido.

 

Se o seu fogão, estiver muito sujo, limpe com água e um pouco de bicarbonato de sódio. A sujeira sairá mais rápido.

 

Coloque sempre todos os alimentos para serem assados em forno preaquecido. Dessa maneira, o calor rápido do forno ajuda a impedir que saia o suco dos alimentos.

 

FRITURAS

 

Para que a lingüiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar; deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.

 

Os alimentos não ficarão encharcados de gordura se você fritá-los em óleo bem quente.

 

Se você fritou peixe e sobrou muita gordura, passe por um filtro para reter as impurezas. Pingue algumas gotas de limão e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro nem com gosto de peixe.

 

Para fritar panquecas, unte a frigideira com toicinho: espete-o em um garfo e passe na frigideira quente.

 

FRUTAS FRESCAS

 

Lave os morangos sempre antes de tirar os talinhos, para que não percam o suco.

 

Quando você cortar um limão e não usar uma das partes, guarde na geladeira a parte cortada virada para baixo. Assim, o limão ficará mais conservado.

 

Não estrague um limão inteiro se você for usar apenas algumas gotas. Faça um furinho com um palito, use o que precisar e tampe com o mesmo palito.

 

Quando você ralar a casca de um limão, nunca chegue até a parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o doce.

 

Antes de fritar; passe as bananas em farinha de trigo. Assim, elas não ficarão encharcadas de gordura.

 

Uma maneira bem fácil de moer o amendoim torrado para fazer cajuzinho ou paçoca: bata aos poucos no liquidificador. Você verá que é muito mais prático do que usar a máquina de moer carne.

 

A banana na salada de frutas não ficará escura se você cobrir com suco de limão e açúcar refinado.

 

Povilhe as passas com farinha de trigo antes de colocar na massa do bolo. Assim, elas não ficaram concentradas no fundo da forma.

 

Deixe as nozes por uma noite inteira dentro do congelador. Quebre enquanto elas estiverem geladas. Assim, as nozes sairão inteiras das cascas.

 

Coloque os pinhões num recipiente com água e deixe ferver. Escorra, coloque água fria e deixe cozinhar. Não coloque sal, senão os pinhões endurecem. Depois de quarenta minutos, eles estarão cozidos e abertos.

 

GELATINA

 

Quando uma receita pedir gelatina em folha e você só tiver em pó, use uma colher de chá para cada folha de gelatina pedida na receita.

 

Ao fazer gelatina substitua um copo de água por um copo de leite. Assim, você aumentará o seu valor nutritivo.

 

GELO

 

Se você quiser um toque especial aos sucos de frutas, substitua os cubos de gelo feitos com água por cubinhos de gelo do próprio suco.

 

Para que as formas de gelo não grudem no congelador, coloque um pouco de sal no lugar onde elas serão assentadas.

 

Coloque no congelador uma folha de papel-manteiga ou passe uma fina camada de óleo sob as formas ou vasilhas que vá ao congelador. Assim, as formas ou vasilhas de gelo não ficarão grudadas.

 

O gelo ficará bastante decorativo se você colocar em cada uma das forminhas uma folha de hortelã, uma cereja ou um gomo de tangerina, antes de levar a água ao congelador.

 

 

GRÃOS E CEREAIS

 

O milho de pipoca deverá ser guardado no congelador. Assim, ele ficará fresco e não terá muitos piruás. Você obtém o mesmo resultado se deixar o milho de molho em água gelada antes de fritar.

 

Para você economizar e obter um cozimento mais rápido dos grãos de cereais, deixe que eles fiquem sempre de molho antes de leva-los ao fogo para cozinhar.

 

INSETOS

 

Depois de limpar os armários da cozinha, distribua algumas folhas de louro dentro deles. Assim, você evita o aparecimento de baratas.

 

Se você notou que seu armário tem baratas, coloque dentro um pires com três dentes de alho amassados com um pouco de sal.

 

LEGUMES

 

Para tirar a baba pegajosa dos quiabos, pingue algumas gotas de limão por cima.

A água que você cozinhou beterrabas pode ser aproveitada no cozimento do feijão.

 

Antes de fritar berinjelas, passe na farinha de rosca misturada com clara de ovo. Assim, elas não absorverão muito óleo.

 

Para tirar a pele do tomate com facilidade, espete um garfo e passe o tomate na chama do fogão.

 

Aproveite a água do cozimento dos legumes, pois ela contém sais minerais e vitaminas.

 

LEITE

 

Antes de ferver leite, enxágüe a leiteira com água fria e não enxugue. Assim, o leite não ficará grudado no alumínio, facilitando a lavagem da vasilha.

 

Se você colocar um pires virado com a boca para baixo dentro da leiteira, antes de levar ao fogo, o leite não transbordará quando ferver.

 

Você também evitará que o leite derrame, ao ferver, se colocar uma colher dentro da leiteira.

LIMPEZA DE PANELAS

 

Para que a panela não fique preta ao ferver ovos, coloque dentro um pedacinho de limão ou umas gotinhas de vinagre.

 

Limpe as panelas antiaderentes com jornal e pó de café usado, e as panelas esmaltadas com álcool.

 

Os resíduos de alimentos cozidos que ficam grudados no fundo da panela sairão facilmente se você colocar quatro colheres de sopa de sal e um pouco de água e deixar ferver durante quinze minutos.

 

Para tirar a marca avermelhada que fica na panela de pressão quando você cozinha feijão, lave a panela e coloque sobre o fogo para secar. Quando a panela estiver bem quente, jogue água e esfregue com palha de aço.

 

LIMPEZA DE UTENSÍLIOS

 

A nata do leite serve para limpar objetos de prata.

 

Antes de ralar queijo, pincele o ralador com óleo. Na hora de lavar, o queijo se soltará mais facilmente.

Para retirar a gordura do exaustor de cozinha, retire o filtro e deixe de molho em água bem quente, com algumas gotas de detergente. Enxágüe bem antes de recolocar no lugar.

 

MAIONESE

 

Se a maionese talhar, pingue água fervente, aos poucos, sem parar de bater, até que ela volte ao normal.

 

Faça maionese verde acrescentando folhas de agrião ou espinafre, bem picados, à maionese já engrossada.

 

Para bater a maionese, utilize sempre uma vasilha de louça ou vidro, nunca de alumínio.

 

Retire a maionese que ficar no fundo do vidro com suco de limão. A mistura dará um ótimo molho para saladas.

 

No preparo de saladas, você poderá substituir a maionese por um iogurte temperado com sal, salsa, orégano, alho socado, cebolinha batida, cebola cortada ou pedacinhos de picles.

 

 

MANCHAS

 

Para tirar manchas de graxa, passe no local manchado óleo de cozinha e deixe por dez minutos. Depois, lave com bastante água morna e sabão.

 

Se você manchou a roupa com café, passe rapidamente sobre o local uma pedra de gelo. Depois, enxugue com uma toalha.

 

Você retirará com facilidade as manchas de óleo de carro e de piche passando na roupa, depois de lavada, um pouco de querosene. Depois, lave a roupa novamente.

 

Para tirar manchas de ferrugens de tecidos, coloque sal sobre o local manchado, pingue algumas gotas de limão, deixe secar ao sol e depois lave.

 

Para tirar as manchas que ficam nas meias brancas, por causa do uso, é bom ferve-las com água e algumas fatias de limão. Deixe ferver por alguns minutos. Depois, escorra, esfregue bem o local manchado com sabão e enxágüe.

 

Para tirar manchas de chiclete grudado em tecidos, coloque sobre ele uma folha de papel e passe o ferro bem quente. Assim, o chiclete desgrudará com facilidade.

 

Para tirar manchas de tinta de caneta de tecidos, deixe-os de molho no leite cru.

 

Coloque leite fervente sobre os tecidos manchados por frutas. Assim, as manchas sairão facilmente.

 

MANDIOCA

 

Coloque as mandiocas descascadas no congelador por trinta minutos. Depois, corte em pedaços e cozinhe. Assim, elas amolecerão por igual.

 

Se você comprou mandioca e não quer preparar no mesmo dia, descasque e coloque numa vasilha, coberta com água, dentro da geladeira. Assim ela não estragará.

 

MANTEIGA

 

Para amolecer a manteiga congelada, encha uma tigela com água fervente. Depois, esvazie a tigela e vire, ainda quente, sobre a manteiga. Assim, ela amolecerá sem derreter.

 

Ao aquecer a manteiga para frituras ou refogados, evite que ela se queime juntando á panela algumas gotas de óleo.

 

Coloque um pouco de manteiga ou margarina derretida na massa da panqueca. Assim, você não precisará usar óleo cada vez que colocar a massa para fritar.

 

MASSAS

 

A massa de torta não ficará estufada se você furar com um garfo toda a sua superfície e as bordas, quando ela estiver na assadeira.

 

Faça sempre o recheio para tortas com antecedência ou deixe esfriar antes de usar. Se você colocar o recheio ainda quente, a massa cozinhará antes de ser levada ao forno, ficando com uma aparência desagradável e não muito saborosa.

 

Para assar massa folhada, não unte nem povilhe a assadeira. use sempre uma assadeira molhada.

 

Estique a massa podre com o rolo sobre um plástico. Depois, vire a massa sobre a assadeira, retirando o plástico. Assim, a massa ficará lisa e uniforme.

 

Para o preparo de uma massa para tortas ou empadas, use sempre gordura gelada. Dessa maneira, a massa ficará crocante e sequinha.

 

Empadas, tortas e barquetes, de massa podre devem esfriar antes de serem tiradas das formas.

 

A macarronada ficará mais saborosa se você misturar um pouco de pimenta-do-reino ao queijo ralado.

 

Nunca use manteiga ou ovos gelados em suas receitas. Eles devem estar à temperatura ambiente para não alterar a consistência da massa.

 

MOLHOS

 

Para engrossar molhos, acrescente uma colher de farinha de trigo dissolvida em água fria.

 

Para que o molho de tomate não fique ácido, acrescente uma colher de sopa de crema de leite.

 

Para retirar o excesso de gordura do molho, deixe-o no congelador durante vinte minutos. Assim, a gordura ficará congelada na superfície e sua remoção será mais fácil.

 

Para engrossar um molho, experimente usar batatas cozidas e passadas no espremedor.

 

Retire a massa de tomate da lata e guarde num potinho ou copo de vidro. Despeje um pouco de óleo por cima, para evitar que embolore. Conserve na geladeira.

 

OVOS

 

Ao fazer omeletes, suflês e fritadas, adicione uma pitada de fermento em pó aos ovos batidos. Assim, eles renderão mais.

 

Para que as omeletes não grudem, esfregue sal no fundo da frigideira.

 

Para evitar que os ovos fritos grudem, aqueça bem a frigideira antes de colocar manteiga ao óleo. Se a frigideira for nova, ferva nela um pouco de vinagre antes de usar.

 

Adicione algumas gotas de limão e uma pitada de sal ou de açúcar às claras batidas em neve para que fiquem mais firmes.

 

Para tirar o cheiro de ovo de um prato, esfregue um pouco de café.

 

PÃO

 

Para a massa do pão crescer mais rápido, sove bem e coloque num saco plástico bem fechado.

 

A massa do pão ficará bem fofa e leve se você acrescentar uma batata cozida, fria ou morna passada no espremedor.

 

Você pode substituir um tablete de 15 g de fermento para pão por uma colher de sopa de fermento seco, granulado, especial para pão.

 

PEIXE

 

O peixe assado não grudará na forma, nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batata crua.

Para que o peixe asse por igual, coloque-o de barriga para baixo, aberto, na assadeira coberta com papel de alumínio. O peixe ficará douradinho dos dois lados.

 

QUEIJO

 

O queijo não endurecerá se você passar manteiga ou margarina na parte cortada.

 

Para o queijo duro ficar macio novamente, coloque-o de molho em leite.

 

Para cortar o queijo em fatias, use uma faca sem corte. Nesse caso, ela cortará melhor que a faca afiada.

 

Para dar aos pratos gratinados uma superfície mais crocante, misture um pouco da farinha de rosca ao queijo ralado.

 

 

SUFLÊ

 

Se você não tiver forma especial para suflê, faça-o numa forma redonda com buraco no meio.

 

Para deixar o suflê doce com uma leve camada crocante, unte a forma e povilhe açúcar antes de por a massa do suflê. Dessa maneira, o suflê também sai mais fácil.

 

Se você quiser preparar um suflê de manhã para assar à noite, deixe para colocar as claras batidas em neve no suflê só na hora de levar ao forno.

 

Para impedir que o suflê derrame ao ser assado, passe o dedo untado com manteiga na borda interna da forma, já com a massa do suflê dentro.

 

UTENSÍLIOS

 

Para pegar os pequenos cacos de um vidro quebrado, utilize uma bola feita com miolo de pão.

 

Ao terminar de usar a esponja de aço, tire todo o sabão e deixe num recipiente com água. Troque a água sempre que usar. Assim, ela não enferruja.

Para afiar as tesouras, corte com elas uma lixa de água. O atrito das lâminas com a lixa vai deixar sua tesoura afiadíssima.

 

Para descongelar rapidamente a geladeira, desligue, coloque em sua prateleira uma vasilha com água quente e feche a porta.

 

Para tirar o cheiro de remédio de copos, esprema dentro um pouco de suco de limão.

 

Para deixar mais limpos os panos de prato, lave-os em água morna misturada com um pouco de vinagre e sal.

 

Para limpar a tábua de bater carne, esfregue uma esponja grossa com amoníaco misturado com limão, até remover a gordura fixada. Depois, lave a tábua com água.

 

As velas durarão mais tempo acesas e não pingarão muito se você as colocar durante algumas horas no congelador.

 

Quando um vidro estiver com a tampa muito difícil de sair, dê umas batidinhas no meio da tampa com o cabo de um talher.

 

Quando você colocar água ou qualquer líquido fervente num vidro, coloque antes uma colher de metal. Assim, a colher absorverá o calor, evitando que o vidro se quebre.

 

VERDURAS

 

Para tirar o cheiro que se desprende das verduras quando cozidas, basta colocar uma casca de pão na água do cozimento.

 

Antes de descascar chuchu, passe um pouco de óleo nas mãos, para que a baba não grude. Depois é só lavar as mãos com água e sabão.

 

Para tirar a pele do pimentão, aqueça diretamente no queimador do fogão, segurando-o com um garfo.

 

2 comentários:

  1. olá estou construindo um blog, sou técnico em eletrodomésticos brastemp/consul/electrolux.
    No blog, dou dicas, respondo perguntas relativas a eletrodomésticos e seus defeitos, e ajudo a fazer reparos. caso você e seus leitores tenham interesse, podem acessar, perguntar, participar, estou a disposição para ajudar com meus conhecimentos na área.
    Desde já agradeço e te parabenizo pelo seu blog. Felicidades
    http://tecnicobrastempweb.blogspot.com

    ResponderExcluir

Querido amigo agradeço sua participação em meu blog, volte sempre. Amo seus comentários!